Artigo - Guia definitivo do que é preciso para começar

Assim como falamos no nosso primeiro episódio do Silêncio No Estúdio Podcast (ouça aqui), você precisa de algumas coisas básicas para começar o seu home estúdio. No podcast, explicamos de uma maneira geral dando algumas dicas, mas aqui vamos listar com links opções para vocês começarem. Vamos dividir em 3 categorias: Preciso Começar, Quero Investir e Dinheiro Não É Problema.


Computador

Vamos assumir que você tenha um computador, mas quer saber se ele dá conta, indico pelo menos um processador i7, 8GB de RAM e disco de SSD. Se é Mac, PC, notebook ou desktop, não faz muita diferença. Tudo depende do que você precisa. Você quer mobilidade? Um notebook é ótimo pra isso. Você quer ter mais opções de upgrades, então vá de desktop. Sobre Mac x PC. Você pode muito bem montar um desktop maravilhoso e fazer um Hackintosh se você quiser operar no sistema OSX (além do Logic Pro X só rodar em Mac). Ou investir mesmo em um MacBook Pro. Pense no que cabe no seu bolso e nas suas necessidades.

Programa de Áudio (DAW)

Agora é muito de gosto e necessidade como falamos no podcast, mas se você quiser um DAW barato e muito bom, recomendo o Reaper. Se você tem um Mac e gosta de produzir suas coisas e ter uma livraria de samples e loops, o Logic Pro X é maravilhoso. Se você quer ser rápido em edição de audio, Cubase é um ótimo DAW. Se você quer saber o programa padrão nos grandes estúdios (e te ajudar a conseguir um estágio), Pro Tools é obrigatório. Se você faz performances ao vivo e trabalha com música eletrônica, Ableton Live é perfeito. Se você quer fazer uma música com facilidade e controle de MIDIs bacana, Fruit Loops é pra você. Se você não quer gastar nada e só gravar suas coisas de uma maneira melhor, Garage Band resolve e é de graça.

Preciso Começar:

Reaperhttps://www.reaper.fm/ | Custo: Free trial + 60 dólares na licença não comercial. (Um detalhe, apesar de barato, o Reaper é extremamente profissional. Tenho amigos que usam Reaper no mercado Internacional e produzem bandas com gravadoras).

Garage Bandhttps://www.apple.com/lae/mac/garageband/ | Grátis com opção de 4,99 dólares para compra de loops e instrumentos adicionais.



Quero Investir:

Logic Pro Xhttps://www.apple.com/lae/logic-pro/ | 200 dólares e o programa é seu pra sempre e todas as suas atualizações são automáticas.

Cubasehttps://www.steinberg.net/en/products/cubase/start.html | Existem 3 versões. A básica (Elements) custa 99 dólares. A versão intermediária com mais funcionalidades custa 310 dólares e a versão Pro, 560 dólares.

Ableton Livehttps://www.ableton.com/en/shop/ | Existem também 3 versões. A mais básica custa 80 dólares e a mais cara 600 dólares.



Dinheiro Não É Problema:

Pro Toolshttps://www.avid.com/pro-tools | Existe uma versão grátis mas há limite de 16 tracks que você pode usar. A mensalidade é em torno de 29 dólares por mês ou 600 dólares a licença eterna.


Interface de Áudio

Você vai precisar de uma coisa para conectar o seu instrumento ao computador. Seja uma interface de 2 canais ou uma interface com 8 canais ou mais. Esse equipamento é essencial para você regular os volumes dos instrumentos que você vai gravar, além de evitar latência. Você liga seus monitores ou fones nele e pode plugar guitarras e baixos diretamente. Além de muitas interfaces já terem phantom power para ligar os microfones condensadores. Importante é a interface ter um bom pré-amplificador para o sinal ser bom o suficiente para a captação no programa de áudio.


Preciso Começar:

- Behringer UM2 | Interface USB mais barata que você achar por aí. É uma interface que vai resolver, mas vem com pré amplificador Xenys que não é tão bom assim, além do material ser de plástico. Preço: por volta de ~250 Reais

- Behringer UCM22 | Essa interface já tem um pré amplificador Midas, que é muito bom. – 1 entrada XLR e uma entrada p10. Tem dois dois canais de entrada, mas não tem o botão de PAD (que tem a função de atenuar o sinal de entrada). Preço: ~320 Reais

- Behringer U-Phoria UCM204DH | Se você precisa de uma interface com entrada de MIDI para ligar seu teclado, controlador MIDI ou bateria eletônica, essa é uma ótima opção com preço excelente pelo custo benefício. Vem com dois canais XLR / P10, pré-amp Midas e botão de PAD. Preço: ~700 Reais

- Focusrite Scarlett Solo | Interface bacana com entrada USB e já vem com software que ajuda bastante na hora de gravar. Esteticamente bacana e com pré-amps muito bons. Preço: ~700 Reais

- Focusrite Scarlett 2i2  | Versão melhorada da Scarlett Solo. Preço ~1000 Reais.


Quero Investir:

- Audient iD4 – Talvez a melhor interface com preço médio pelo custo benefício. Os conversores e o pré-amp são excelentes. Ainda tem o bônus de ter duas saídas de fone. Ótimo para começar a monitorar quando o artista está gravando. Preço de importação: ~1300 Reais.


Dinheiro não é problema:

- Universal Apollo Twin Duo MKII – Entrada Thunderbolt, latência praticamente zero. Ele tem seu próprio processador interno e vem com simuladores e plugins analógicos inclusos (compressores, equalizadores, amplificadores de guitarra). Das melhores interfaces que simulam a qualidade de mesas e racks analógicos. Preço: ~6000 Reais.


Microfone

Para captar sua voz, um violão, um amplificador de guitarra e de baixo e etc, você vai precisar de um microfone. Existem microfones dinâmicos e microfones condensadores. Cada um cumpre uma função. Microfones condensadores são mais sensíveis e precisam de energia para funcionar (phantom power) e captam mais detalhes (no geral), mas ao mesmo tempo podem captar demais. Existem microfones com captação omnidirecional (que capta em todas as direções), unidirecional (que capta o sinal direto de frente ignorando os sons que vem de trás) e os bidirecionais (que captam em duas direções opostas). Cada um tem uma funcionalidade e tamanho de diafragma, mas no geral microfones condensadores são melhores para voz, violão, pratos e ambiente e os microfones dinâmicos são melhores para amplificadores, bateria.

Importante. Lembre-se de comprar Pedestal, Pop Filter e Suporte Antiestático para microfone condensador.


Pra quebrar o galho mesmo.

Bm 800 - Bm800 - | Microfone super genérico feito na China, mas com o preço ok. Vai funcionar bem pra Podcasts e um pouco de vocal e violão, mas uma hora você vai identificar os problemas. :) Preço ~ 250 Reais


Para começar

- Condensador C-1 Behringer – Preço ~460 Reais

- Condensador Samson C01 – Preço ~640 Reais

- Condensador At2020 Audio-Technica Microfone muito bom mesmo. ~700 Reias

Dinâmico - Shure SM58~700 Reais 

Dinâmico - Shure SM57~700 Reais  | Um clássico. Esse microfone é perfeito para captar amplificadores de guitarra, caixas de bateria e muitas vezes até voz. Praticamente indestrutível. Mesmo sendo dinâmico e não tão usado para gravar voz, Chris Cornell gravou bastante coisa com ele. Esse tem que ter :).


Quero Investir

Rode Nt1-A - Muito versátil e com qualidade excelente. ~1700 Reais

- Shure SM7B - ~2600 Reais | Dos microfones mais versáteis que existem. Usado muito em rádios e broadcasts. Mesmo dinâmico ele grava muito bem voz. Você pode segurar na mão pra cantar com mais emoção. Pra melhorar o sinal de entrada, você vai precisar de um Cloudfilter para melhorar o sinal de entrada e ele ser mais equilibrado. Plugar direto na interface vai ficar baixo demais e isso pode criar distorção se você aumentar demais na mix.


Dinheiro não é um problema

AKG C414 Xls - Microfone incrível. ~5500 Reais


Algo Para Ouvir

Você vai precisar de alguma coisa para ouvir o que gravou. Se você quiser começar a mixar suas coisas e ouvir bem para tomar as decisões criativas na hora de mixar, você precisa de monitores ou fones de qualidade que seja mais "flat" (tenha frequências mais equilibradas). Caixas de som de computador ou caixas grandes de sistemas de som, todos eles adicionam alguma coisa ao som. Seja para equilibrar os baixos, as frequências altas e etc. Mesma coisa com fones. Beats by Dre é um ótimo fone para ouvir música, mas para mixar não é o ideal. Ele tem um baixo muito forte e se você for mixar nele, quando ouvir em outros sistemas, a música não vai ter baixo, pois a percepção que você tinha ao mixar era ruim.

O mais importante é você achar um fone bacana o mais "flat" possível e principalmente se acostumar com ele. Escute música o dia inteiro com ele que você vai treinando como uma música bem mixada soa. Existe um plugin chamado Sonarworks que tem vários fones de referência e quando você seleciona o seu modelo ele corrige as frequências pro fone ficar mais flat ainda. E mesma coisa com monitores. O Sonarworks completo com microfone, capta as frequências da sua sala ou quarto e tenta corrigir o que está muito acima e muito abaixo, tentando equilibrar o seu ambiente.

Fone x Monitor

Se você tem um estúdio, com sala tratada e preparado para ouvir sem reflexões da parede, monitores são seus melhores amigos. Se você está em casa, montando aos poucos, recomendo começar com o fone e ir tratando seu quarto com refletores de baixo e acústica pro dia que você resolver ter seus monitores. Mais importante de tudo é ter referências. Escute outras músicas enquanto você está mixando. Identifique o que está bom. Tente isolar as frequências dessas músicas e entender como que funciona as frequências baixa e as frequências altas. Onde está o vocal, onde estão os pratos, onde está a guitarra. Mais importante é começar e testar. Seu ouvido vai melhorando com o tempo. Faça, escute, identifique, ajuste, compare e melhore. :)

Para começar

- AKG K52 - Preço ~230 Reais. Um bom fone para começar. Tem o fundo fechado, mas com boa resposta de frequências baixas. Super confortável.

Audio Technica Ath M 20 X - Preço ~ 420. Fone fechado com boa qualidade, basta se acostumar com ele.

- SRH240a ShurePreço ~440 reais. Dos melhores fones com custo benefício.

Quero investir

AKG K240Preço por volta de ~600 reais. No Mercado livre tem mais barato, mas precisa de pesquisa. Nos EUA custa 55 dólares. O fundo dele é semi-aberto, que faz diferença. Tem uma ótima resposta para frequências baixas. É sensível, claro, bem definido e quase flat. Um clássico.

- Audio-technica Ath-m50xPreço ~1200 Reais. Fone Fechado, confortável, com bom low end. Isolamento poderia ser melhor, mas tem a percepção de Stereo boa.

Se dinheiro não for problema.

- HD650 Sennheiser. ~2800 reais. Dos melhores fones de mixagem por aí. É aberto e confortável. Definido e praticamente flat.

Importante é conhecer seu fone. Mas nunca mixe com earbuds do iPhone.

Monitores:

- Monitor Yamaha Hs5~2200 Reais o Par. Um Clássico

- Krk Rokit Rp5 - ~1800 Reais. Tem fama de ter o low end parrudo demais, mas são ótimos monitores de entrada.

Importante. Comparar outros sistemas. Escute no fone do dia a dia. No fone da Apple e no carro para ver como que suas mixes estão traduzindo para outros sistemas.

Para finalizar Existem kits com Interface, fone e microfone da Focusrite e da Presonus que são ótimas pedidas para o custo benefício do seu estúdio caseiro.

- Focusrite. Preço ~1700.

- PreSonus. Preço ~1500. Além do kit ele ainda vem com o programa Studio One Artist™.

Espero que vocês tenham curtido esse post. Conversei com amigos que tem vários desses equipamentos para ter uma opinião mais precisa, já que nem todos eu tive acesso para testar.

Agora é só produzir suas coisas e não se esqueça de compartilhar conosco suas músicas.

Grande abraço e divirtam-se!

ArtigoBruno Ribeiro