Artigo - O que é equalização?

O equalizador, seja analógico ou plugin do seu programa de mixagem (o famoso DAW ou Digital Audio Workstation), serve para ajustar curvas de frequência para mudar a tonalidade de um som.

O ouvido humano em média escuta de 20 Hertz até 20 mil Hertz.

Image result for ouvido humano audição frequencias

Em produção musical e mixagem é comum chamarmos 20 Mil hertz de 20K. Ou 4 mil hertz de 4K. Quanto menor o número, mais grave é o som, quanto mais alto, mais agudo.

Em mixagem, separamos os grupos de frequências por categorias.

O Sub-Bass ou Sub-Lows é a faixa e extensão de frequências que vai de 20 Hertz até 60 hertz.  Normalmente ficam os sintetizadores de sub-lows de música eletrônica e 60 Hertz é geralmente onde se sente a pancada do bumbo ou Kick de bateria, seja eletrônica ou acústica.

O Bass ou Lows. é a faixa que vai de 60 Hertz até 250 Hertz. Nessa área normalmente ficam o bumbo, o baixo e a parte mais abafada de uma guitarra distorcida.

Os Médios ou Mid-Range é a faixa que vai de 250 Hertz até 4K, ou 4 Mil hertz. A faixa se subdivide em Médios baixos, Médios e Médios Altos.

Nos médios ficam as guitarras, piano, vocais e sintetizadores. É uma faixa complicada, pois é onde o ouvido humano fica mais sensível.

Os Médios Altos ou Upper-Midrange é onde a audição é mais sensível. Por exemplo, o choro de um bebê é por volta de 3.5KHz.

E por fim, as frequências Altas ou Highs. Essa faixa se divide em duas. A Presença, que fica entre 4K e 6K. É onde escutamos a claridade de uma música. E o Brilho, que é de 6K até o 20K, que ouvimos mais o "Ar".

Entendendo um pouco mais sobre as frequências é onde entra o Equalizador. O equalizador basicamente aumenta ou diminui o volume da frequência que você escolher. Cada Equalizador tem um tipo de curva e um tipo de coloração para o ajuste dessas frequências.

Tipos de Equalizadores

Existem alguns tipos de Equalizadores, como o Shelving. É o Equalizador mais simples. Ele tem apenas dois botões de Bass e Treble.

Image result for volume bass and treble knobs

Image result for volume bass and treble knobs

Equalizador Gráfico.

É o equalizador com um Fader por frequência. Existem equalizadores gráficos com poucas "bandas" ou muitas bandas. Você aumenta ou diminui a altura de cada uma das bandas de frequências indicadas no equalizador.

Image result for graphic eq

Equalizador Paramétrico.

Esse é o equalizar mais preciso. Podemos escolher a exata faixa de frequência que você quer ajustar, depois se escolhe a amplitude da faixa e depois o aumento ou diminuição do volume da frequência. Esse equalizador é muito bom para fazer movimentos cirúrgicos.

Existem dois tipos de visualização nos Equalizadores Paramétricos: O com botões de volume com 3 controles. Um Botão de frequência, outro chamado "Q", que é a amplitude, e o Volume em dB como no exemplo abaixo no Equalizador da mesa lendária SSL.

Image result for Parametric EQ ssl

Já na era digital, existem os Equalizadores com visualização das curvas de frequência e Analizador de espectro como no exemplo abaixo com um Equalizador básico que vem no Logic Pro X.

Related image

Usando o EQ

Agora que você já sabe o que é equalizador, basta treinar o ouvido para saber quando se precisa aumentar uma faixa de frequência ou cortar uma faixa de frequência. Pense de um jeito simples e sempre se pergunte:

"O que eu acho que tá faltando nesse som? Está meio abafado? Está faltando claridade? Está muito estridente?"

Essas são as perguntas que você precisa se fazer antes de usar o equalizador. A única regra que você precisa saber é que se está soando bem, está soando bem. Não precisa ter medo de cortar alguma coisa, ou aumentar demais uma frequência. O importante é soar bem.

"Ah.. mas essas guitarras estão meio abafadas"

Talvez você precise procurar a frequência de Low-Mid pra cortar um pouquinho. Normalmente fica na faixa entre 200 e 250Hz. Corte um pouco e veja se a claridade da guitarra aumentou.

O balanço de frequência de uma boa mix é igual a uma gangorra de parquinho de criança. Se você aumenta um lado, o outro diminui.

balance frequencies

Numa mix cheia de elementos, você precisa saber o que você quer que tenha mais definição. Se uma guitarra, piano e voz estão na mesma faixa de frequência. Corte um pouco as frequências dos instrumentos que você não quer dar tanto destaque para que o instrumento principal apareça mais.

Minha dica final é.

Coloque a mão na massa e o importante é fazer, fazer, fazer, testar, errar, aprender e, mais importante, treine seu ouvido e seu bom gosto.

Até o próximo artigo :).

Bruno Leo Ribeiro

ArtigoBruno Ribeiro